Acidente gera direito, indiferente de onde ocorreu 

Créditos:  Pixabay 

Auxílio-acidente do INSS também pode ser concedido em ocorrências fora do ambiente de trabalho

Muita gente ainda acredita que o auxílio-acidente, benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), só é válido em situações que acontecem dentro da empresa. No entanto, essa é uma interpretação equivocada. O benefício também pode ser concedido em casos de acidentes de qualquer natureza, desde que o trabalhador segurado sofra sequelas permanentes que reduzam sua capacidade de trabalho.

A advogada Dra. Tati Milani Damiani esclarece que episódios cotidianos podem gerar o direito à compensação. “Se o acidente resultar em uma limitação para o desempenho das funções laborais, mesmo que parcial, o segurado pode ter direito ao auxílio-acidente. E isso vale não apenas para acidentes de trabalho, mas também para situações fora dele”, explica.


Entre os exemplos que podem se enquadrar estão:

✅ acidente de carro ou moto fora do expediente

✅ queda em casa

✅ fratura durante a prática de esportes, como futebol

✅ atropelamento em via pública


O benefício funciona como uma compensação ao trabalhador e pode ser pago mesmo que ele volte a exercer suas atividades. “O ponto central é a existência de uma sequela permanente que reduza a capacidade laborativa. Não importa se o acidente aconteceu dentro da empresa ou fora dela”, reforça a especialista.

Importante lembrar: o auxílio-acidente é exclusivo para segurados do INSS.

Texto: Patrícia Steffanello | Assessoria de Comunicação

Fonte: Escritório Martins Caspary Advocacia

Você também pode se interessar

12 de dezembro de 2025
Novo salário mínimo de R$ 1.621 em 2026 altera valores de benefícios do INSS, BPC e seguro-desemprego e impacta as contas públicas.
12 de dezembro de 2025
CPMI do INSS encerra 2025 com 28 reuniões, apuração de fraudes bilionárias e previsão de relatório preliminar para fevereiro de 2026.
12 de dezembro de 2025
Aposentados por incapacidade permanente podem ter aumento de 25% no benefício. Veja quem tem direito, como comprovar a necessidade e como pedir no INSS.